Voltar ao glossário

O que é nuvem híbrida?

A nuvem híbrida é uma solução que combina uma nuvem privada com um ou mais serviços em nuvem pública, com software proprietário que permite a comunicação entre cada serviço distinto. Uma estratégia de nuvem híbrida fornece às empresas maior flexibilidade, movendo as cargas de trabalho entre as soluções em nuvem, conforme as necessidades e os custos flutuarem.

Os serviços em nuvem híbrida são poderosos porque proporcionam às empresas maior controle sobre seus dados privativos. Uma organização pode armazenar dados sensíveis em uma nuvem privada ou em um datacenter local e, ao mesmo tempo, alavancar os recursos computacionais robustos de uma nuvem pública. Uma nuvem híbrida depende de um único plano de gerenciamento, ao contrário de uma estratégia multinuvem, na qual os administradores devem gerenciar cada ambiente de nuvem separadamente.

Arquitetura de nuvem híbrida

O gerenciamento uniforme de recursos de nuvem privada e pública é preferível ao gerenciamento individual de ambientes de nuvem, pois isso reduz a probabilidade de redundância de processos. Ambientes gerenciados separadamente aumentam o risco de falhas de segurança se cada solução não for totalmente otimizada para funcionar com as outras.

As práticas recomendadas de arquitetura híbrida eliminam muitos riscos de segurança ao limitar a exposição de dados privados à nuvem pública.

A infraestrutura em nuvem híbrida geralmente inclui uma infraestrutura pública como a plataforma de serviço (IaaS), nuvem privada ou um datacenter e acesso a uma rede segura. Muitos modelos híbridos alavancam redes de área local (LAN), bem como redes de longa distância (WAN).

As empresas que adotam uma estratégia híbrida geralmente começam com uma solução de IaaS e estendem as funcionalidades para a nuvem privada. Para implantar uma estratégia híbrida com eficiência, as nuvens privadas e públicas devem ser compatíveis entre si para que possam se comunicar. Em muitos casos, a nuvem privada é construída para ser compatível com a solução pública.

Nos últimos anos, os provedores de IaaS, como Amazon, Google e Microsoft, tornaram mais fácil para as empresas conectarem seus recursos locais a uma solução em nuvem pública. Interfaces de programação de aplicativos (API) aprimoram a interoperabilidade nativa entre os serviços. Além disso, os arquitetos de redes híbridas podem implantar uma camada de hypervisor para gerar máquinas virtuais que se conectam à nuvem pública por meio de outra camada de software responsável pela orquestração entre os ambientes de nuvem.

Benefícios da nuvem híbrida

Os benefícios de uma estratégia de nuvem híbrida resultam da capacidade da solução de fornecer aos líderes de TI maior controle sobre seus dados. Essencialmente, o modelo híbrido fornece à empresa múltiplas opções para que as partes interessadas possam escolher um ambiente que melhor se adapte a cada caso de uso individual.

A maioria das empresas não utiliza o mesmo nível de poder de computação todos os dias. Na verdade, uma organização pode achar que suas necessidades de recursos aumentam somente durante uma determinada época do ano. Por exemplo, um aplicativo de seguro de saúde pode precisar do dobro do poder de computação durante a abertura de inscrições em planos. Em vez de pagar por esses recursos adicionais que irão permanecer inativos durante a maior parte do ano, uma organização pode economizar custos estendendo seus recursos privativos para uma nuvem pública somente quando necessário.

Um modelo híbrido requer muito menos espaço no local em comparação a um modelo estritamente privativo. Uma empresa pode implantar uma rede privada no local para lidar com as necessidades internas e depois estender a nuvem privada quando os recursos computacionais excederem a disponibilidade local. Esse modelo pode beneficiar startups que não têm poder aquisitivo de investir em um enorme datacenter privativo, bem como em empresas estabelecidas que precisam de capacidade de expansão de maneira econômica.

O que é nuvem híbrida?

As empresas de todo o espectro de setores avançaram em direção a soluções híbridas para reduzir custos e sobrecarregar recursos locais. Do setor financeiro ao setor de saúde, os ambientes de nuvem híbrida provaram ser eficazes não apenas melhorando a capacidade de computação e armazenamento, como também otimizando o escasso recurso de espaço físico. Muitas organizações simplesmente não têm espaço disponível para implantar servidores no local.

No espaço dos serviços de saúde, a privacidade dos dados é primordial e os recursos de computação privativos são escassos. Um modelo de nuvem híbrida é uma solução ideal, pois permite que os grupos médicos retenham os dados do paciente em um servidor privativo e seguro, alavancando simultaneamente o poder computacional avançado de um modelo público de IaaS. Posto de forma simples, qualquer setor que se beneficie de aplicativos em nuvem pública também pode se beneficiar do modelo híbrido.

Casos de uso de nuvem híbrida

A capacidade de expandir por demanda significa que os modelos de nuvem híbrida têm muitos usos comerciais.

Novos aplicativos

Lançar um novo aplicativo com uma carga de trabalho não testada traz consigo um nível de mistério. As empresas orientadas à nuvem precisam assumir certo risco sempre que tentarem algo novo. A nuvem híbrida atenua esse risco, reduzindo a necessidade de um investimento inicial substancial. A empresa pode implantar o novo aplicativo e pagar apenas pelos recursos que usa, em vez de pagar adiantado. Se o aplicativo falhar ou for arquivado por qualquer motivo, a empresa não terá muito dinheiro.

Conformidade regulatória

Determinados setores são regulamentados para proteger dados privativos. No entanto, nem todos os dados precisam residir em um ambiente privativo. A nuvem híbrida permite que as empresas cumpram as regulamentações e ao mesmo tempo se beneficiam do poder de computação expandido.

Desde a introdução do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) na União Europeia, muitas organizações dividiram seus dados entre várias soluções para cumprir os regulamentos da UE enquanto operam sob um conjunto diferente de regulamentações nos EUA e outros países. Qualquer empresa que manipule dados do usuário em escala global deve cumprir essas regulamentações ou correr o risco de sofrer penalidades financeiras graves.

Anomalias de carga de trabalho

O futuro é imprevisível. Um aplicativo pode ser executado de forma eficiente em seu ambiente atual hoje, mas pode exigir um poder computacional adicional amanhã. Uma nuvem híbrida se adapta às necessidades de carga de trabalho, permitindo que o serviço continue sem problemas, mesmo quando as especificações de carga de trabalho aumentam. Isso geralmente é chamado de "cloudbursting", porque a carga de trabalho flui de um ambiente para outro. É como ter uma margem de saldo na sua conta corrente. Você quer ter um recurso que evita falhas no caso do inesperado acontecer.

Como a nuvem híbrida é gerenciada?

Gerenciar uma nuvem híbrida é uma tarefa complexa porque cada solução em nuvem tem sua própria API, protocolos de gerenciamento de armazenamento, recursos de rede, etc. Dominar as complexidades de cada solução é possível, mas talvez não seja sustentável. Por essa razão, os profissionais responsáveis ​​pelo gerenciamento de nuvem híbrida geralmente constroem uma única interface para gerenciar todos os serviços em nuvem de forma integrada.

Construir essa interface requer uma equipe familiarizada com o manuseio de soluções em nuvem e a obtenção de redes diferentes para se comunicar de forma eficaz. Felizmente, ferramentas de gerenciamento de nível empresarial estão disponíveis para ajudar os gerentes de TI a colocar o sistema em funcionamento.

Infraestrutura como provedores de serviços

Com mais de 40 provedores importantes de IaaS no mercado, os líderes de TI nunca tiveram mais opções quando se trata de escolher um serviço de nuvem pública. Aqui estão três provedores com amplos recursos:

Amazon Web Services

A AWS é a maior nuvem pública do mundo. Controlar mais de 40 por cento do mercado de nuvem, os serviços da Amazon são populares por uma razão. A AWS oferece recursos robustos, incluindo entrega de conteúdo, capacidade computacional, recursos de rede e gerenciamento de banco de dados. Leia mais sobre como é a parceria da Citrix com a Amazon Web Services.

Google Cloud Platform

Embora relativamente novo, em comparação com a AWS, o GCP acelerou com grande intensidade, graças à experiência do Google no espaço. O acesso do Google a tecnologias de aprendizado de máquina e big data de ponta também significa que a GCP é ideal para necessidades computacionais altamente complexas. Leia mais sobre como a Citrix e a Google Cloud oferece uma maneira melhor de trabalhar com soluções inovadoras em um mundo de nuvem híbrida.

Microsoft Azure

A segunda nuvem pública mais popular, o Azure da Microsoft, foi uma das primeiras compatíveis com o modelo híbrido. O serviço oferece excelente suporte para arquitetos de nuvem híbrida, ou seja: novos projetos podem decolar mais rapidamente. O investimento renovado da Microsoft em estruturas de código aberto também facilitou a adoção do Azure. Aprenda como a Citrix e a Microsoft estão colaborando em nuvem para que você possa se mover na velocidade dos negócios.

A nuvem híbrida é adequada para sua organização?

O modelo de nuvem híbrida é uma maneira eficiente de alinhar as prioridades de TI às necessidades de negócios. Muitas empresas podem se beneficiar da utilização da nuvem híbrida em comparação com outras opções. Ao decidir entre opções de nuvem híbrida, pública e privada, a híbrida claramente proporciona a maior flexibilidade. Se uma organização demanda ou não esse nível de flexibilidade depende dos objetivos da empresa, do ambiente regulatório em que ela opera e quanto essas necessidades podem mudar no futuro próximo.

A nuvem híbrida pode ser uma ótima opção para empresas com uma infraestrutura em nuvem privada já implementada. Alavancar as opções de plataforma como serviço (PaaS) para fazer interface com a nuvem pública facilita as coisas. Organizações que desejam proteger melhor seus dados sem perder o poder de uma nuvem pública podem se beneficiar, passando dados sensíveis para uma nuvem privada e fazendo uma interface com os recursos públicos.

A nuvem híbrida é altamente valiosa para organizações com cargas de trabalho dinâmicas, grandes quantidades de dados para processar ou um grande mix de serviços de TI. A flexibilidade, capacidade de expansão e capacidade de resposta do modelo híbrido não podem ser subestimadas. Além disso, a capacidade de pagar apenas por recursos adicionais quando forem absolutamente necessários pode ajudar as organizações a economizar de forma significativa.

O Citrix Workspace é uma solução de espaço de trabalho digital projetada para se adequar à sua migração à nuvem híbrida, saiba mais.

Recursos adicionais

O espaço de trabalho digital e a nuvem

Nuvem híbrida e rede