Voltar ao glossário

O que é virtualização?

Virtualização é o processo que cria diversas máquinas virtuais (VMs) com base em uma máquina física por intermédio do software hypervisor. As VMs agem e executam exatamente como as máquinas físicas, mas usam os recursos de computação da máquina física, componentes como CPU, memória e armazenamento. O hypervisor aloca esses recursos de computação para cada VM conforme necessário. 

Quais são os benefícios da virtualização?

Ser capaz de fazer com que uma máquina sirva como muitas máquinas significa não apenas precisar de menos servidores, mas também poder usar os disponíveis em sua capacidade máxima. Esses ganhos de eficiência se traduzem em economia de custos de hardware, refrigeração e manutenção.

Além disso, você não precisa mais ter servidores separados para executar aplicativos de legado e diferentes tipos e versões de sistemas operacionais. Com a virtualização, você pode executar vários tipos de aplicativos, desktops e sistemas operacionais na mesma máquina.

O que você pode virtualizar?

Virtualização de servidor

Servidores são máquinas poderosas projetadas para executar tarefas específicas e complexas. É comum que a TI atribua uma tarefa ou aplicativo por servidor, mas isso geralmente resulta em capacidade subutilizada. Você também pode acabar com muitos servidores, espaço insuficiente em seu datacenter e contas de eletricidade altas.

A virtualização de servidor permite que você aproveite todo o poder do seu servidor, particionando-o em vários servidores virtuais, cada um executando seu próprio sistema operacional. Com isso, você pode fazer mais com menos e reduzir significativamente os custos operacionais e de hardware.

Virtualização de aplicativos e desktops

Os funcionários de hoje querem usar seus próprios dispositivos e ter acesso a seus aplicativos fora do escritório. Instalar e manter aplicativos e desktops em computadores individuais para cada funcionário é caro e pode ser um pesadelo de gerenciamento e segurança. 

Aplicativos e desktops virtuais, por outro lado, residem em um servidor central, no qual a TI pode implantar centenas de aplicativos e desktops simulados para usuários ao mesmo tempo, em vez de precisar instalá-los em cada computador. O mesmo vale para patches e atualizações. As pessoas interagem com aplicativos e desktops virtuais como fazem com os nativos e podem acessá-los em dispositivos diferentes e ter a mesma experiência de usuário.

A virtualização de aplicativos e desktops não só dá aos funcionários a liberdade de trabalhar como, quando e onde quiserem, como também proporciona mais controle, melhor segurança e gerenciamento mais fácil. Aplicativos e desktops virtuais também ajudam as organizações a garantir a conformidade regulamentar, recuperação de desastres e continuidade dos negócios.

Virtualização de rede

Com a popularidade e o uso generalizado de ambientes virtualizados, muitas organizações também estão virtualizando suas redes. A virtualização de rede torna mais fácil programar e provisionar a rede (aspectos como balanceamento de carga e firewall) sem ter que tocar na infraestrutura subjacente. Geralmente, a TI gerencia os componentes de software, usando o console de um administrador baseado em software.

Conforme as necessidades de computação evoluem, a virtualização de rede simplifica a forma como o departamento de TI executa, dimensiona e ajusta as cargas de trabalho.

O papel da virtualização na computação em nuvem

A computação em nuvem é a entrega de recursos, software ou dados de computação compartilhados como um serviço pela internet. A virtualização é uma das principais tecnologias que torna a computação em nuvem possível. Os provedores em nuvem usam virtualização para poder atender a muitos clientes em um único servidor. Muitas organizações usam virtualização e computação em nuvem para maximizar a eficiência.

Saiba mais sobre o Citrix Virtual Apps and Desktops e o Citrix Workspace.

Recursos adicionais:

Faça o download do kit de infraestrutura de desktops virtuais (VDI)
Como a VDI aborda os principais desafios da TI
Redução de custos e aumento da eficiência com Cloud VDI e Azure
Kit de migração de Virtual Apps and Desktops e Windows 10