Voltar ao glossário

O que é gerenciamento de mobilidade corporativa (EMM)?

O gerenciamento de mobilidade corporativa (EMM) é um conjunto de tecnologias, processos e políticas para proteger e gerenciar o uso de dispositivos móveis corporativos e de funcionários dentro de uma organização. O EMM evolui continuamente para acomodar um conjunto de plataformas de dispositivos e tendências de mobilidade em constante mudança no local de trabalho.

Qual é a evolução do EMM?

As soluções de EMM surgiram como resposta ao movimento “traga seu próprio dispositivo”. Em vez de restringir dispositivos móveis no local de trabalho, muitas organizações optam por implementar soluções de EMM para permitir a flexibilidade de uso de dispositivos para os usuários, mantendo o controle de TI. 

Como o gerenciamento de dispositivo móvel (MDM) funciona?

O MDM surgiu do gerenciamento de dispositivo móvel, o qual faz parte dele hoje, e proporciona à TI o controle total sobre os dispositivos dos usuários. O MDM protege os dados alavancando políticas de nível de dispositivo fornecidas pelo fabricante do dispositivo ou provedor de plataforma. Com a ajuda dessas políticas, a TI pode configurar, proteger e dar suporte a usuários remotos. Por exemplo, a TI pode habilitar a criptografia de todo o dispositivo e automaticamente bloquear ou apagar um dispositivo.

Como o gerenciamento de aplicativo móvel (MAM) funciona?

O gerenciamento de aplicativo móvel é outro componente-chave de uma solução de EMM. O MAM permite que o departamento de TI gerencie apenas aplicativos, não todo o dispositivo. O departamento de TI pode aplicar políticas de segurança a determinados aplicativos, limitar o compartilhamento de dados corporativos entre aplicativos e remover seletivamente aplicativos e quaisquer dados associados sem precisar limpar um dispositivo inteiro. O MAM não permite que o departamento de TI gerencie aplicativos pessoais.

Como o gerenciamento unificado de endpoint (UEM) funciona?

À medida que a TI busca dar suporte a plataformas de dispositivos mais recentes, como o Windows 10, muitos fornecedores de EMM estão desenvolvendo soluções para oferecer gerenciamento unificado de endpoint. O UEM inclui todos os recursos do EMM, mas também permite que o departamento TI gerencie todos os tipos de endpoints, incluindo iOS, Android, Windows, sistema operacional Chrome e sistema operacional Mac, em um único console. Soluções de UEM também fornecem aos usuários acesso a todos os seus aplicativos e arquivos.

Como a produtividade pode ser maximizada com o EMM?

O objetivo do EMM não é apenas possibilitar que os usuários finais trabalhem em dispositivos móveis, mas também ajudar a aumentar a produtividade ao máximo. Embora os aplicativos de consumo sejam fáceis de usar e convenientes, eles não oferecem o nível de funcionalidade necessárias para executar tarefas de negócios de rotina, sem mencionar o nível de segurança que os negócios demandam.

As soluções de EMM oferecem aplicativos de produtividade móvel para empresas, como e-mail, calendário, navegador de web seguro, edição de documentos e acesso remoto a recursos empresariais como aplicativos, desktops e arquivos, e isso permite que funcionários móveis sejam tão produtivos e seguros como se estivessem no escritório.

Para aprender como a Citrix pode simplificar o espaço de trabalho digital com o UEM, visite Citrix Endpoint Management.

Recursos adicionais: