O sistema de licenciamento Citrix

O sistema de licenciamento Citrix envolve três componentes: o servidor de licença para gerenciar licenças, licenças para cada produto que você compra e funções de medição e monitoramento construídas em cada produto.

Configuração de servidor de licença

Para configurar seu ambiente Citrix a fim de gerenciar licenças, primeiro você deve criar no mínimo um servidor de licença para armazenar e gerenciar arquivo(s) de licença. Disponível para Windows e UNIX, o servidor de licença Citrix é um componente leve que pode ser instalado no mesmo sistema como um produto Citrix para implantações menores, ou em um ou mais sistemas dedicados para implantações maiores. Se deve associar este servidor de licença ou o grupo de servidores para comunicação de rede aberta com os servidores Citrix que se esteja licenciando e depois configurar o(s) produto(s) Citrix para usar licenças deste servidor de licenças ou servidores.

Obtendo Licenças

Depois de você comprar um produto Citrix, solicitar uma avaliação de produto ou atualizar para uma edição superior, clique no link de ativação do e-mail de confirmação para obter as suas autorizações de licença. Você também pode visitar Partner Central, sua seção personalizada no site Citrix. Saiba mais sobre obter Citrix licenças de produto.

Licenças de medição e monitoramento

As licenças podem ser selecionadas para um usuário, dispositivo, sessão ou servidor, dependendo do modelo de licenciamento de cada produto. Saiba mais sobre modelos de licenciamento por produto.

Todas as licenças estão contidas em um grupo no servidor(s) de licença. O check-out de licença é feita com base na atividade do sistema do produto específico.

Por exemplo:

  • Um usuário tenta acessar um aplicativo virtual
  • Um dispositivo se conecta ao desktop
  • Uma máquina de hospedagem do servidor virtual é adicionada ao grupo do servidor
  • Um dispositivo é habilitado na rede

Quando uma atividade começa, o produto solicita uma licença do servidor de licença. Se uma licença apropriada está disponível, o servidor de licença verifica e associa adequadamente.

Caso um produto perca a comunicação com o servidor de licença, o produto vai continuar funcionando por um prazo de carência de licença pré-determinado. Como precaução adicional, a Citrix também recomenda que os clientes façam back up das licenças e servidor de licença.